Ararajuba apresenta moda infantil sustentável

Dar vida ao descarte de um jeito único. Esse é o objetivo da Ararajuba, uma marca de sapatos infantis de Novo Hamburgo/RS, que produz calçados que misturam o universo lúdico com a fauna e flora brasileiras. São diferentes modelos produzidos para meninos e meninas de 0 a 5 anos. Com produção 100% artesanal, os sapatos são perfeitos para o dia a dia da criança, já que os materiais utilizados prezam pelo conforto e respeitam o meio ambiente.

Tudo começou quando a designer Daniela Gums, da Amoreco – marca de sapatos infantis em couro – percebeu a quantidade de sobras da produção da Amoreco que eram descartadas e decidiu transformar este cenário. Focada em dar um significado diferente para os retalhos que viravam descarte, Daniela criou a Ararajuba com o conceito de reaproveitamento de materiais e de uma moda mais preocupada com o futuro.

Nascem então sapatos lúdicos, cheios de cor e exclusivos – já que são produzidos com material de reaproveitamento, alguns dos modelos da coleção serão únicos. Cada detalhe da construção deste novo produto foi pensado para incentivar a atitude sustentável e beneficiar o meio ambiente: além do uso de retalhos recortados e tecidos como algodão cru para construir o cabedal, a sola é feita de borracha com sobras e a corda de juta natural garante o acabamento. Há ainda o trabalho manual do crochê e uma linha especial feita para que a criança ou os pais personalizem o sapatinho da criança.