Indústrias de calçados começam a vender para 2019. Os pedidos são para entregas em janeiro e em fevereiro

 

A oitava edição da Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios segue com movimentação intensa nos mais de 300 estandes da indústria brasileira do calçado, em Gramado (RS).  O varejo, depois de um ano de baixas vendas, está se mostrando ávido por compras dos lançamentos para o outono/inverno 2019.  O sentimento nos corredores é de que a economia deve engrenar no próximo ano, especialmente a setorial. O ambiente nos pavilhões não é de euforia, mas de esperança de uma retomada de bons faturamentos nos próximos meses. “Estou presenciando um novo ânimo entre os empresários, tanto da indústria como do varejo. Todos têm consciência de que os próximos meses ainda serão duros, mas certamente com um pouco mais de folga. Acredito até numa retomada de mão de obra a médio prazo”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira que acontece até esta quarta-feira (21), nos pavilhões do Serra Park.

O proprietário da loja Carolina Martori, da cidade de Franca, SP, acha que a estação fria é a melhor para o segmento calçadista. “A nossa expectativa para o próximo ano é muito boa.  Estamos comprando bem. A feira oferece facilidades de conhecer as coleções de vários fornecedores em um único local. Desde o início da feira já conseguimos fazer grandes parcerias”, afirma Guilherme Martori.  Já a empresária da loja Estilos Calçados, de Criciúma, SC, comenta que sempre acaba vindo à feira, pois otimiza suas compras para o primeiro semestre do ano. “Aqui conseguimos ter uma noção maior sobre os lançamentos e tendências para o inverno, aproveitando para comprar alguns produtos diferenciados em calçados e acessórios”, salienta Valmiria Pagani, proprietária da Estilos Calçados.  Para Ricardo Medeiros, da Rei do Calçado, que conta com 3 unidades na cidade de Joinville, SC, as tendências para o próximo inverno estão mais fortes e bem marcadas. “Para nós, os calçados para o frio são os mais importantes, com mais vendas ao consumidor final. Viemos comprar calçados e acessórios para renovar nossos estoques”, finaliza Medeiros.

SPOT FASHION - O Spot Fashion desse ano trouxe um show de moda em calçados e em acessórios e as maiores tendências para o outono/inverno 2019, como animal print, referência country e muito brilho. A passarela montada dentro dos pavilhões da feira mostrou os lançamentos em calçados com muito glamour. Estiveram presentes as marcas do Três Coroas Shoes: Mulher Sofisticada, Aline Melo, Pietra Fernandes, Cia Perfeita, Stéphanie Classic, Variettá, Andine, Infinitu's, Rubra, Vanittá e Ipadma. E também as marcas como Kildare e Moleca, que trouxeram suas mais novas apostas no mundo da moda.