Calçados e acessórios projetam um 2020 diferente

 

Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios teve mais de 12 mil visitantes em Gramado nos últimos três dias.

A esperança de um 2020 mais relevante para a economia brasileira se tornou quase um mantra nos corredores da última feira nacional de calçados deste ano, que aconteceu nos últimos três dias em Gramado, de 18 a 20 de novembro. A indústria brasileira começou a projetar ações que devem dar um novo ânimo para sapateiros, industriais e lojistas. “Os empresários nestes últimos períodos de alguma retração fizeram o tema de casa, e ajustaram suas empresas com os novos tempos. Percebe-se um sentimento que está criando ambiente favorável para a retomada positiva da economia setorial”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos.

No balanço dos acontecimentos dos últimos dias, Pletsch destaca a presença importante de lojistas de todos os estados brasileiros e de industrias que representam os polos produtores mais significativos do país. “Movimento nos corredores e nos estandes, a constante troca de informações e o fortalecimento de laços de amizade e da parceria comercial foram constantes nestes últimos três dias da feira. Isto para nós é fundamental. Saímos daqui com a sensação do dever cumprido” salienta Pletsch. Ele sublinha também a aproximação da feira com o mercado europeu, destacando aqui as presenças de empresas de países como Espanha, Holanda, Portugal e Itália como expositores apresentando produtos para o varejo brasileiro mas também de olho nos importadores da América Latina que estavam circulando pelos corredores em número próximo a duas centenas. “Todos estes fatores foram responsáveis pelo crescimento da feira que chegou a 6% nesta edição em relação a do ano passado”, enfatiza Pletsch.

PROJETO SAPATOS DO SUL -  Foi apresentado na Zero Grau o projeto Sapatos do Sul com parcerias do Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Industria de Artefatos e de Curtimento de Couro, Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do RS, Sindicato da Indústria de Calçados e Componentes de Três Coroas, Sindicato das Indústrias de Calçados de Igrejinha, AICSul, IBTeC e Merkator.  É uma plataforma de negócios para a promoção comercial de empresas e de associados das entidades participantes. Neste local as empresas podem divulgar seus próprios sites, os lojistas terão acesso aos dados dos fabricantes para intensificar negócios e os sindicatos podem otimizar a relação com seus associados.

PARCEIROS QUE VISUALIZAM A NECESSIDADE DO MERCADO - A Zero Grau conta com o apoio do Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas.