Calçados Beira Rio S.A conquista pela quarta vez a Melhor e Maior empresa de 2020 do segmento têxtil/calçadista da revista Exame
Desde 2017, a companhia calçadista gaúcha vem angariando a honraria máxima – aliás, um tetracampeonato inédito na categoria-, evidenciando ao mercado que, investir na formação de alta liderança de seus colaboradores é um dos seus principais ativos.
Com capital e estrutura fabril 100% brasileiros, a empresa conta com um moderno Centro de Desenvolvimento e uma filial, baseados em Novo Hamburgo e de 10 unidades fabris localizadas nas cidades gaúchas de Igrejinha, Sapiranga, Osório, Teutônia, Candelária, Roca Sales e Santa Clara do Sul. É através dessas fábricas que a companhia distribui suas oito marcas: Beira Rio Conforto, Moleca, Vizzano, Molekinha, Molekinho, Modare Ultraconforto, Actvitta e BR Sport para mais de 26 mil clientes no Brasil e no mundo.
Além da presença e da capilaridade maciça no mercado brasileiro do varejo, com prevalência das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, a Calçados Beira Rio S.A mantém seu plano de expansão no mercado global, sendo que sua atuação, em 2019, na América do Sul e América Central alcançou a totalidade dos países.
Evolução do faturamento e lucro nos últimos anos:
*Em reais
MÊS/ANO |
Faturamento Bruto |
∆ |
Resultado |
∆ |
2013 |
1.770.881.141,61 |
|
143.830.623,54 |
|
2014 |
1.908.257.945,33 |
8% |
157.538.275,51 |
10% |
2015 |
2.290.085.119,57 |
20% |
230.897.561,69 |
47% |
2016 |
2.678.642.720,33 |
17% |
246.736.474,71 |
7% |
2017 |
3.121.443.422,04 |
17% |
310.214.264,63 |
26% |
2018 |
3.503.224.099,13 |
12% |
345.818.082,57 |
11% |
2019 |
3.696.590.871,76 |
6% |
398.442.328,05 |
15% |
Evolução da produção nos últimos anos:
*Em milhões de pares
2013 = 58.698.955 = 29,67%
2014 = 64.149.520 = 9,29%
2015 = 74.356.537 = 15,91%
2016 = 85.224.923 = 14,62%
2017 = 96.987.088 = 13,80%
2018 = 107.862.436 = 11,21%
2019 = 116.441.086 = 7,95%
Número de funcionários:
10.414 colaboradores
Programa Conquistando a Perfeição
Com método próprio e inovador-, é a força motriz que conduz à construção de estratégias vencedoras da empresa. Com seus módulos mensais e conteúdo dedicado a desenvolver o protagonismo profissional, ativados nos dezenove setores que compõem o organograma empresarial, a Calçados Beira Rio S.A persegue a excelência. Traduzindo em números, os módulos de formação do programa Conquistando a Perfeição, detectaram uma média mensal de 6.000 pontos de melhoria - entre todos os departamentos, em processos de trabalho ativos. Ou seja, uma ferramenta inteligente que fomenta a condição de empresa viva, que não hesita em rever e realinhar práticas, e de fazer hoje melhor, do que foi feito ontem.
Formação de lideranças e visão empresarial humanista são basilares
Para a Calçados Beira Rio S.A é consenso fundamentado que instrumentar suas lideranças internas e capacitá-las com uma visão empresarial humanista é fator determinante para que uma trajetória pessoal ou profissional, seja construtiva e vencedora. Por isso, o estímulo ao conhecimento é continuado e assistido. O apoio e o suporte acadêmico de todos os gestores da companhia, bem como aos fornecedores e clientes, é coordenado pela Antonio Meneghetti Faculdade, localizada no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro. Com cursos e MBA´s dedicados a alta formação de liderança empresarial, além de experiências imersivas onde habilidades mercadológicas, humanísticas, culturais e artísticas são amplificadas, perfilando a inteligência superior que dota os líderes contemporâneos.
Liderança na moda
Para atingir os índices de expansão apresentados, no volume de pares ou então, no faturamento, houve muito trabalho, resiliência e movimentação contínua em todas as áreas do negócio. E essa atmosfera gerou novos serviços – como o BR Poste Fácil, aplicativo que facilita a presença digital de pequenos e médios lojistas-, além de produtos diferenciados no mercado, materializando a moda com qualidade, procedência e com tecnologias avançadas de conforto e bem-estar que respeitam o orçamento e o poder aquisitivo de cada consumidor.
Ser, saber, fazer
O comprometimento (ser), o conhecimento adquirido (saber) e a prática executada de maneira lógica e racional (fazer) delineiam a conduta com viés humanista e que orienta a dinâmica de trabalho, dentro e fora da empresa. É esse comportamento alerta e tenaz que produz a confiança, credibilidade, previsibilidade e agilidade necessária e que transparece em todos os movimentos que a empresa faz. Como expoentes temos os departamentos comercial e marketing, que juntos, desenvolveram um ambiente altamente compatível entre a comunicação tradicional e a digital, dando origem a um conteúdo 360º que percorre todos os canais, do B2B ao B2C.
Sobre as marcas
Beira Rio Conforto
A marca traduz as principais tendências - que despontam nas ruas, passarelas e nas redes sociais-, de maneira muito empática, viabilizando seus calçados através de designs pautados pela moda fácil, atendendo ao desejo feminino e dialogando com todos os momentos e exigências que mulheres com rotinas de vida real apresentam. Entre os best sellers: Flats, sandálias de dedo e flaftorms.
Moleca
Urbana e original, a moda da Moleca tem lugar cativo no lifestyle feminino. Sua identidade ageless somada a atributos inquestionáveis de conforto, estilo e autenticidade, fazem com que a marca seja reverenciada e consumida por mulheres de absolutamente todas as idades. Famosas, as sapatilhas são sinônimo de produto e carro-chefe da marca. Mocassins, esportivos e slides complementam o ranking de calçados mais comercializados.
Vizzano
A Vizzano é uma grife lançadora de moda mundial que celebra a personalidade de mulheres sofisticadas e que dominam muito bem o seu próprio estilo. A expertise fashionista da marca vibra em cada novidade, sempre reverenciando o glamour. Seus calçados estão no topo da preferência feminina aqui no Brasil e no mundo, também. Destaque para os scarpins, sandálias com saltos variados, mules e esportivos.
Modare Ultraconforto
A essência da marca reflete a versão contemporânea da busca feminina: o autocuidado. Ser leve, tecnológica, consciente e acima de tudo, saudavelmente bonita. Seus calçados coordenam sistemas exclusivos de conforto como o Gel Tech – micropartículas de ar comprido que absorvem o impacto da região do calcanhar-, design atemporal e sensorialidade contínua de bem-estar providenciada por detalhes importantes como a espuma no calcanhar, pontos de conforto no calcanhar e joanete, forro antibacteriano e uma variedade de palmilhas como a Dry Tech – que absorve a umidade e deixa os pés sempre secos-, a Ultracomfy – anatômica e com espuma de 8mm-, e a Reflex Sense – em EVA ultramacio e esferas que massageiam os pés, ativando a circulação sanguínea.
Molekinha (infantil)
Com uma moda divertida e muito fofa, a Molekinha usa do poder da ludicidade para interpretar as tendências do mundo adulto feminino e levá-las para o universo infantil das meninas. Seus calçados esbanjam estilo ao mesmo tempo em zelam pela segurança e a ergonomia de pezinhos tão exigentes! Resultado? Modelos que encantam as garotas, desde os primeiros passinhos. Na modelagem, liderada pelas sapatilhas, destacam-se também slip ons, slides, sandálias, esportivos e as papetes.
Molekinho (infantil)
A marca mostrou um novo jeito de fazer moda combinando referências de estilos marcantes com o design calce fácil, que estimula a autonomia dos meninos. Os modelos Molekinho são pautados pela funcionalidade da cartela de cores que reúne de tons versáteis aos arrojados, pela presença obrigatória de materiais flexíveis e de tecnologias de conforto, aplicadas nos solados e palmilhas. Esportivos, sandálias, papetes e mocassins são as construções mais vendidas.
Actvitta
Com foco total no segmento wellness, a marca atende às necessidades de homens e mulheres que praticam um estilo de vida em movimento. Seus tênis apresentam referências da moda activewear conjugados com avançadas tecnologias de conforto nos solados, palmilhas, forros e entressolas, além de sistemas de absorção e redução de impactos e de tecidos inteligentes que estimulam a circulação sanguínea.
BR SPORT
Tendo a casualidade como essência, a BR SPORT – marca que tem o DNA Beira Rio Conforto-, manifesta a moda com alma despojada e confortável que o homem urbano tanto aprecia. Seus produtos trazem shapes modernos às sandálias de dedo e aos chinelos, além de benefícios de bem-estar providenciado pelas palmilhas diferenciadas e materiais especiais.